
História do Ukulele
O ukulele tem sua origem no século XIX tendo como ancestrais a Braguinha ou Machete e o Rajão, instrumentos levados pelos madeirenses, quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar. Por sua vez a braguinha ou Machete é um descendente do Cavaquinho Português.
Sim, a origem deste instrumento musical é Portuguesa!

Braguinha, Rajão e Machete - ancestrais do Ukulele
O Significado de Ukulele
Existem várias teorias sobre o significado de Ukulele e a mais conhecida é "Pulga Saltitante" e isto porque Uku significa "pulga" e lele significa "saltitante" no idioma Havaiano. Este nome deve ter surgido por causa do movimento rápido das mãos de quem tocava o instrumento.
Outra interpretação possível é "Presente que veio de longe" e isto porque Uku também significa "presente" e lele "vir". Quando o Rei David Kal'kaua conheceu este instrumento ficou apaixonado por ele e mandou construir um para oferecer à sua irmã Lili'uokalani. Assim este significado refere-se à prenda que a rainha Lili'uokalani recebeu do seu irmão. O Rei David Kal'kaua foi um dos que estimulou que este instrumento musical fizesse parte da dança Hula, tradicional na sua terra.
A Chegada ao Havaí
O barco à vela que transportou os imigrantes portugueses, provenientes da Ilha da Madeira, chamava-se SS Ravenscrag e chegou a Honolulu na tarde de 23 de Agosto de 1879, com cerca de 400 imigrantes a bordo.
Entre eles encontravam-se nomes ligados à história do Ukulele: Dois tocadores (João Fernandes e José Luís Correia) e três construtores (Manuel Nunes, Augusto Dias e José Espírito Santo).
João Fernandes, então com 25 anos, para celebrar o fim da viagem de 4 meses e 15.000 milhas, pegou na versão madeirense do cavaquinho, a braguinha do seu amigo Manuel Nunes, pulou do navio e começou a tocar modinhas típicas da sua terra natal. Mais tarde formou um conjunto musical com José Luís Correia e Augusto Dias que também tocava Braguinha e passaram a participar em festas e serenatas locais.

Primeiros tocadores de Ukulele no Havaí
O Desenvolvimento do Ukulele
Manuel Nunes abriu a sua oficina no Havai no ano 1884 e Augusto Dias e José Espírito Santos um pouco mais tarde no ano 1888. Estes três violeiros passaram a utilizar as madeiras locais de Koa construindo instrumentos de muito boa qualidade.
A Gazeta Havaiana dizia na época: «uma banda de portugueses, composta por insulares da Madeira, chegou aqui recentemente e tem deliciado as pessoas com concertos noturnos pelas ruas. Os músicos são verdadeiros artistas com os seus estranhos instrumentos, os quais são um tipo de mistura entre uma viola e um banjo, mas que produzem uma música muito doce nas mãos dos trovadores portugueses.»
A Popularização do Ukulele
Além de ser utilizado na música tradicional Havaiana, o ukulele foi bastante utilizado na música popular Americana após a sua apresentação em público na Exposição Internacional Panamá-Pacífico em 1915. O Havai tinha passado então a ser um dos Estados dos Estados Unidos da América.
Só agora mais recentemente este instrumento passou a ser usado em várias partes do mundo nomeadamente na Europa e é um dos instrumentos musicais que regista o maior crescimento em vendas, tendo surgido imensas marcas.