Afinação

A afinação mais comum do ukulele soprano no seu auge na década de 20 era em D6: (A4, D4, F#4, B4), mas hoje em dia a mais popular é em C6 (G4, C4, E4, A4). Para os tamanhos concerto e tenor a afinação mais usual também é em C6.

Uma característica do ukulele é a utilização da afinação reentrante, em que a quarta corda é mais aguda do que a terceira. No entanto, uma quarta corda grave pode ser utilizada (afinação linear).

O ukulele barítono normalmente é afinado linearmente em DGBE, como as 4 cordas mais agudas de uma guitarra. O ukulele tenor, na época de sua criação também tinha essa afinação como recomendada.

Diagrama de afinação do Ukulele

Caso não tenha um afinador cromático pode fazer da seguinte forma:

Afinação a partir da corda G

  1. Afine a corda G. Afine a corda G (a mais próxima de você) até que ela esteja no tom correto.
  2. Toque a corda A. Posicione seu dedo no segundo traste (o segundo espaço aberto de cima para baixo) na corda G afinada. Essa nota deve ser um A, e ter o mesmo tom que a corda mais distante de você.
  3. Afine a corda A. Afine a corda A usando a nota que você encontrou na sua corda G.
  4. Toque um G na corda E. Ponha seu dedo no terceiro traste da corda E. A corda deve produzir uma nota G que combina com a sua corda G. Se não combinar é provável que sua nota E esteja fora do tom.
  5. Afine a corda E. Afine a corda E até que ela tenha o mesmo som da corda G.
  6. Toque um E na corda C. Ponha seu dedo no quarto traste da corda C. O som produzido deve ser um E.
  7. Afine a nota C. Afine a nota C até que ela tenha o mesmo tom da corda E.